Olá,
Isso mesmo, eu lembrei que tenho uma newsletter e resolvi escrever. Bom, não tinha nenhuma news então não mandei nenhuma letter, mas acabou passando tempo demais e resolvi mandar sem novidade mesmo.
Esses dias uma amiga pediu uma indicação de livro sobre roteiro e eu mandei pra ela alguns que eu acho que são referências que todo mundo já acabou lendo ou sabe do que se trata. Aí eu fiquei com isso na cabeça e, como eu vejo muita gente anunciando curso por aí eu pensei: vou lançar um curso de escrita criativa com tudo que eu aprendi em uns 13 anos de experiência? Não. Vou escrever alguns parágrafos nessa newsletter e vai ser isso.
Outro dia eu vi alguém brincando com os clichês que toda boa fofoca tem. Eram frases como “aí é que tá”, “o pior não é nem isso”, “e detalhe” etc. Sem querer, a pessoa que reparou isso conseguiu capturar não só a estrutura de uma boa fofoca, mas a estrutura de uma boa história como um todo. Toda fofoca é uma história. A diferência é que onde tradicionalmente algum executivo falaria que a história tem “problemas no terceiro ato”, um fofoqueiro mandaria um: “tá, mas e aí? Era isso?”.
Toda boa história começa com um “sabe fulano?”. E aí é bom que a pessoa saiba quem é esse fulano, ou que consiga encontrar alguma relação com ele. “Fulano que trabalha com Fátima lá na X”.
“Então, você não sabe”. O que é que eu não sei? Me conta logo. O que foi que aconteceu? O QUE FOI QUE ESSE ANIMAL FEZ?!
E esquece essa coisa de “chamado pra aventura”. Desde o fim das grandes navegações não existe mais aventura. A não ser que você esteja escrevendo para um daqueles canais que fica passando, sem som, em loja de suco. Ali é tudo aventura. E antes que alguém venha dizer que é só uma analogia, ou sei lá, essa não cola comigo. É igual quando falam em conflito e depois todo mundo fica confuso achando que tem que ter briga na história. É lógico, pô. Conflito é soco na cara, bateção de boca, interfone tocando de madrugada. Ah, mas conflito tem um significado mais amplo que isso. Foda-se. Aprende a usar o significado normal das palavras. Depois ficam os personagens falando de um jeito todo bizarro e ninguém sabe o porquê.
Aí pipipi pópópó e “não, e detalhe”. Tem que ter o detalhe. O detalhe é que dá a graça. “Aí é que tá”. Não tem graça! Não tem graça? Não. Só desgraça. A fofoca chegou naquele ponto que a pessoa está totalmente envolvida. Isso é, se você não se perdeu em alguma trama paralela inútil para a história. “Ah, mas eu adoro esse personagem”. Dá o cu pra ele então.
E é aí, quando a pessoa acha que a fofoca já tinha entregado tudo, que “não, mas o pior não é nem isso”. Piora? Piora! E aí, meus amigos, é o famigerado terceiro ato. A hora que o filho chora e a mãe não vê. É aqui que é bom que essa fofoca seja boa, porque eu não perdi meu tempo por nada. E é melhor que tenha um final, porque fofoca pela metade não dá. Se for pra contar conta tudo.
Tudo além disso é perfumaria. Mas assim, quem sou eu para julgar?
Se tiver algum jovem lendo esse email e, por acaso, testar gravar uma novelinha de kwai (ou algo assim) seguindo esse guia para o roteiro, me mostra que eu quero ver como ficou.
Eu comentei no X (antes conhecido como twitter) que eu assino algumas newsletters e me pediram pra recomendar no meu próximo email. Aqui vão as últimas que eu andei abrindo:
Manual do Usuário
Respondendo
Da minha mesa de desenho
Tribuna de Araçoioba
Rodrigo Ghedin
Rodrigo VK
Alexa, tocar jazz
Gringas:
Process
Austin Kleon
Até tem outras que eu sigo, ou já segui, mas acabei dando uma cansada e nunca mais abri etc. Se eu fosse mudar de email de novo, essas aí são as que eu cadastraria no novo email.
Fora isso, tá passando o Masked Singer, todo domingo de tarde da Globo, que é um programa que eu participei do roteiro. Acho que era só isso que eu tinha pra falar dos meus trabalhos, contradizendo o que eu disse lá em cima sobre não ter nenhuma news pra contar, mas sei lá… mandar um email só pra isso? Meio nada a ver.
Até o próximo email.
Abs,
Nigel
Eu amei essa ideia, vou começar a chamar conflito de: é aí q a porca entorta o rabo 🤣
Olha eu ali na listaaa 🥰 brigadão!