Olá, bom dia!
Esse é um email mais curtinho, pra dizer que rolou o sorteio do livro Vias Insólitas que eu prometi na última newsletter e uma carta escrita à mão. O vencedor foi o Venício Oliveira. Essa semana vou enviar tudo pelos correios e te aviso CAMPEÃO!
Muita gente, três pessoas, perguntaram qual era a caneta que eu usei pra escrever a última newsletter e que aparece na foto. É essa aqui: Parker Vector. Posso dizer que sou um influencer de canetas? Como tudo no universo, existe um nicho de pessoas que posta sobre canetas, então tem vários vídeos de review dela, assim como reviews de tintas, etc. Vídeos de pessoas escrevendo com as canetas o review para você ir lendo. Acho maravilhoso como não faz nenhum sentido que tudo seja em vídeo, mas tem que ser.
Uma continuação na história de escrever à mão. Apesar de não estar escrevendo este email com papel e caneta, eu continuei escrevendo bastante à mão desde a última newsletter. Fico menos distraído offline e fico mais livre pra pensar de qualquer lugar. Meio idiota concluir isso, mas é incrível como é fácil pegar hábitos ruins pelo jeito. Com certeza volto nisso em outro email.
Contei no bluesky esses dias que eu tentei emplacar um quadro em alguns programas que eu escrevia, mas sem sucesso. O quadro era "O Ignorante Mais Eloquente do Brasil". Seria uma competição entre pessoas que vão debater sobre um tema que nenhuma das duas faz nem a mais vaga ideia do que seja. No fim, é a plateia, que também não sabe de nada sobre o assunto do debate, que vai escolher quem ela acredita estar mais certa. Tudo a ver com os tempos de hoje.
Outra ideia que eu tive e nunca foi pra frente, apesar de insistir muito, foi a "Boyband da Terceira Idade". Era pra ser um quadro onde senhores da terceira idade disputavam, ao melhor estilo Ídolos do SBT, pra se tornar um grupo cover de BSB e NSYNC. Hoje em dia eu faria com KPOP no lugar de boybands. Já pensou, Seu Nonato (78, síndico) de cabelo rosa mandando a coreografia de Fire na sua televisão? Eu pensei.
Eu acho que a moda já está fora de moda, né? - Von, Ronnie
Hoje fui visitar uma escola com o meu filho e, quando eu cheguei, anunciaram que chegou um rapaz com hora marcada. Olha, eu estou ficando meio careca inclusive, mas pelo jeito eu tenho que parar de usar camiseta e tênis e começar a usar camisa polo e tênis (mas de academia) pra ser levado a sério.
Outro dia, em vez de perguntar se eu repartia o cabelo para a esquerda ou direita, o barbeiro perguntou se eu penteava ele pra trás. Que rapaz penteia o cabelo pra trás? Eu reparto para a direita, mas nessa hora eu disse que repartia pra trás pra ver como ia ficar. Ficou estranho.
Alguns links e indicações
Essa semana eu estou no podcast Narrativa Sem Fio. É um podcast que mostra os bastidores de uma sala de roteiro, misturado com um jogo de telefone sem fio. Se você for ouvir, vale ouvir do primeiro (ou do episódio da Renata e do Arthur, o 7, que é um bom ponto de entrada também).
Também quero indicar aqui os livros da Paula Gomes, Kimono Kids, e do Pedro Aguilera, Ligeiramente Fora da Órbita, que são amigos dos mais talentosos (e vale essa frase clichê no caso deles).
Vias Insólitas, a antologia da Editora Pesadilla pode ser comprada diretamente com a editora. Se você tentar entrar no site da editora e ele estiver fora do ar, é porque está mesmo. Vão lançar um site novo e até lá o melhor é entrar em contato com eles ou comprar pelas campanhas do catarse.
Entrevista com a Pedra e outros contos, meu livro de contos do Anderson Leitão, está à venda no kindle.
Goodman Wear é uma lojinha de camisetas que eu fiz com algumas fotografias que eu tirei e acho que dariam boas estampas. Eu mesmo uso, então use também.
Eu também uso e gosto do fastmail. Se cadastrando por aqui você tem 10% de desconto no primeiro ano e eu ganho 10 dólares depois de um tempo.
Projetos que apoio
Tem muita coisa legal na internet, geralmente feito por equipes mínimas, quando não por uma pessoa só. Resolvi começar a contar alguns apoios porque, se eu acho bom o suficiente pra apoiar, indicar é o mínimo (aproveita e me indica pra alguém também).
Essa semana — mentira, tem quatro meses já —, eu apoiei o Bekopaper, que é uma papelaria artesanal da Samanta Floor e do Beko. Os assinantes recebem zines, prints, adesivos, marca página, além de planners pra imprimir (imprimo sempre o calendário do mês pro quarto do Arthur) e descontos nos caderninhos do Bekobooks (eu tenho alguns e adoro). Ela disse que está cogitando papeis de carta. Se isso rolar eu organizo um amigo oculto de cartas entre quem assina essa newsletter. Só entre quem quiser, mentira, vai ser obrigatório.
A Samanta inclusive tem uma newsletter que… bom vê lá a última e me fala.
Sei lá, coisas de papelaria sempre foram um ponto fraco meu. Antes eu justificava meus bloquinhos dizendo que eram pro stand up, depois passaram a ser pra desenhar, mas a real é que eu gosto de bloquinhos e cadernos. Se você tiver um, eu adoraria ver como você usa. Só responder esse email me mostrando que o e-mail vai direto pra mim (se você for inscrito, senão eu sei lá o que acontece).
Abs,
N
Aaahh que queridão! Obrigada 🥰
Vou ter q começar a te pagar comissão haha em caderninhos!