Olá, chegou email do Nigel! Te desejo tudo de bom
Olá, bom dia! Espero que você esteja bem.
Espero que você esteja bem é meio mentiroso, né? Lógico que eu espero que você esteja bem, mas será que eu acho que você estava mal por acaso? Se eu soubesse, com certeza, que você está bem, eu não estaria desejando isso para você. Pensando agora, parece até que eu estou te desejando o mal, não no futuro, mas no passado.
Eu espero que você esteja bem agora significa que eu espero que você tenha estado mal em algum momento, senão seria um desejo inútil.
É a mesma coisa que aquela piada onde o mineiro deseja mais queijo. Existe um limite de queijo por desejo? Na primeira vez que ele deseja queijo, ele com certeza não tinha a quantidade de queijo que ele gostaria de ter. Da segunda vez que o mineiro deseja queijo, fica implícito que a quantidade que o gênio conjurou da primeira vez ainda não foi o suficiente. O mineiro só desejou o queijo porque não tinha queijo. Se o mineiro desejasse "estar bem" é porque ele ainda não estava bem. Mesmo que ele estivesse bem, ele gostaria de estar "mais bem", com mais queijo. Eu só desejaria queijo para você se eu achasse que você talvez não tivesse queijo em casa — o que realmente é algo muito ruim, até pra mim que sou carioca.
A única saída que eu vejo é desejar um mal menor. Não para o futuro. É um desaforo desejar mal a alguém, ainda mais a você, pessoa que me lê. Te desejo um mal menor no seu passado. Um mal que eu espero que você já tenha até superado e esteja bem.
Não quero me perder nesta abertura de email, mas acabei de me questionar se os desejos estão sujeitos às amarras do tempo. Eu só posso desejar algo para a frente, ou é possível desejar algo para o passado, mesmo que isso signifique a paradoxal inviabilidade da existência do momento presente? Eu acho que sim, mas não vou elaborar agora. Talvez em outro email.
O que eu quero fazer agora é me desculpar por começar minhas correspondências com desejos implícitos de piora passada, para uma atual melhora.
Veja bem, parece até que eu gostaria mesmo que você estivesse mal para te desejar o bem. E que esse bem seria, de alguma forma, algo que eu estaria proporcionando.
Espero que você esteja se recuperando de uma dorzinha de garganta. Qual o sentido disso?
Me desculpa.
Não desejo nada. O gênio não deseja nada para os outros. Ele só escuta e leva o queijo se for o caso. Não que eu seja um gênio, mas cada um que sabe o que desejar pra si.
Bom dia ainda pode, porque o dia está começando agora, então não tem como ele melhorar ou piorar. É um dia novo que está começando do zero. É bom que ele seja bom mesmo.
Então é isso, bom dia.
Já nem lembro mais sobre o que eu ia escrever, mas parece que eu já escrevi o email.
e mais uma coisa…
Eu fiz uma listinha com alguns dos programas de roteiros mais usados por aí pra ajudar quem está começando a fugir do finaldraft e não gastar dinheiro à toa. Ia ser uma newsletter, ou uma página no meu site, mas achei que fazia sentido oferecer para o Ghedin e acabou postado no Manual do Usuário. (Inclusive recomendo assinar a newsletter do Manual).
Eu não faço stand up tem um tempo, regularmente tem uns sete anos, mas o Clubinho de Comédia resolveu comemorar os 10 anos desde o primeiro evento e eu tive que aceitar o convite. É hoje, sábado dia 12/04 no Rio de Janeiro — Casa7, Rua Piragibe Frota Aguiar nº7, Copacabana, DE GRAÇA. Desculpa, eu avisei no instagram e bsky, mas deveria ter mandado aqui. Ah, e eu fiz um videozinho pra chamar pro evento que me diverti editando (link para o instagram).
Minha loja de camisetas, a Goodman Wear, continua aberta para quem quiser se vestir usando uma camiseta. Eu realmente curto as camisetas, são fotos que eu gosto e acho que ficam bem de estampa. Olha lá.
Acho que é isso. Lembrei qual era o assunto original do email, mas vai ficar para um próximo.
Abs,
N